Independente da modalidade, a segurança faz com que busquemos outros equipamentos necessários à pesca, abaixo listamos alguns itens indispensáveis para uma pescaria segura e eficaz:
ALICATES PEGA PEIXE:
Serve para auxiliar na imobilização e descanso antes de soltar o peixe. Os modelos tipo boga são mais eficientes e não machucam na hora de segurar e fazer a soltura.
ALICATES DE BICO:
Utilizado para retirar anzóis da boca dos peixes, bem como, auxiliar ao conserto de equipamentos, confecção de empates, aperto de nós, troca de argolas, etc.
ALICATES DE CORTE:
Se necessário para cortar anzóis e outros petrechos durante a pescaria. Em caso de emergência caso o anzol o perfure, é uma ferramenta poderosa para cortar as farpas para a remoção.
CORTADOR DE LINHAS:
Além do cortador, tesourinhas também podem ser utilizadas para cortar linhas (especialmente as de multifilamento), barbelas de nó, e itens de uso geral.
PASSAGUÁ:
Rede em forma de coador que auxilia no recolhimento, amenizando o desgaste ao embarcar e imobilizando o peixe de forma que ele não se debata e se canse.
DESENROSCADOR DE ISCAS:
Necessário para a recuperação de iscas que enroscam em obstáculos além do alcance das mãos como galhadas e enroscos no fundo do lago. Existem modelos que utilizam a linha como guia para o processo de retirada.
ÓCULOS POLARIZADOS:
Proteção obrigatória para os olhos evitando acidentes com iscas além de permitir enxergar o que normalmente não vemos na “sub-superfície”.